Skip to main content

ERASMUS +

Mobilidade

Mobilidade de Docentes e Pessoal Não Docente

A ESAI, via o Coordenador Erasmus, o Diretor do Curso e o DDRI procura promover o Programa incentivando a participação da comunidade académica no mesmo. Através do DDRI, são divulgados os tipos de Programa existentes, Mobilidades, características, timings de candidatura, apoios, requisitos e potencialidades e esclarecendo as dúvidas existentes.

Por outro lado, também o Centro CICCOI entendendo a escassez de conhecimento e de produção científica na área do Imobiliário, sensibiliza os seus investigadores para as oportunidades que o programa oferece em atividades conducentes à melhoria da sua formação pedagógica, profissional, académica, técnica e científica, numa perspetiva de criação de conhecimento científico, de novos métodos de trabalho e de partilha de experiências a nível internacional.

Neste sentido, a participação dos Docentes é altamente valorizada, tendo vindo a ser implementada uma estratégia que fomenta a investigação na área dos Estudos do Imobiliário, incluindo no contrato dos docentes um modelo de prémios).

Por outro lado, a ESAI concede a dispensa do professor das suas funções de docência e outras enquanto estiver ausente para efeitos de mobilidade, nomeando substitutos ou permitindo, no caso de docência, a compensação das aulas.

Em termos de apoio linguístico, está ser elaborada uma parceria com uma instituição especializada em Línguas para que os participantes na Mobilidade possam usufruir de um curso de aperfeiçoamento na língua exigida na instituição de acolhimento. É também incutido no Acordo com a instituição parceira o apoio ao participante nos cursos de preparação linguística na Instituição de Acolhimento.

A seleção dos candidatos é feita de acordo com os interesses manifestados pelas HEIs parceiras e os interesses cientifico-pedagógicos da ESAI.

Candidaturas e Acompanhamento

Na Mobilidade de Docentes e de pessoal Não Docente, após candidatura e seriação são celebrados contratos respeitando o Programa de Missão de Ensino/Formação (Mobility Agreement )acordado e aceite pelas instituições/organizações envolvidas.

O DDRI elabora os contratos e submissão dos mesmos.

Os Acordos são acompanhados/monitorizados através do contacto permanente entre Coordenadores ERASMUS por forma a se certificar que o Acordo/Mobilidade (nas suas diferentes formas) estão a ser devidamente cumpridos.

No final da Mobilidade os Docentes e não Docentes deverão entregar no DDRI, o Erasmus Certificate, bem como, proceder à submissão do Relatório online (no prazo de 15 dias após o término da mobilidade).

O DDRI reunirá todos os instrumentos de avaliação e outros documentos necessários à validação da Mobilidade.

Antes de elaborar a sua candidatura consulte por favor o Regulamento de Mobilidade Outgoing, bem como, os Procedimentos afetos à Mobilidade de Docentes e Não Docentes.

A ESAI incentiva a promoção e partilha das experiências realizadas internacionalmente, seja através da organização de eventos relativos à temática da experiência realizada, a publicação de artigos, de testemunhas/crónicas onde os participantes partilham as suas experiências e o impacto da mobilidade seu desenvolvimento pessoal / profissional, bem como, sobre o contexto internacional.

Teachers Mobility

Teachers from a foreign university are very welcomed to ESAI.

Teachers who would like to do a period of mobility in ESAI under the frame of Erasmus+ must send the following application with all the Attachments required to the Development Department and International Relations (DDRI).

Teaching Mobility Agreement

After approval, and at least, two weeks prior to the teaching mission, foreign teachers/visitors are requested to send the power point presentation and other required information/documents.

The Content of the Teaching Mobility Agreement is a minimum of 5 hours of lectures and the working language is English, Spanish or Portuguese.

Notes: Ensure that your university has an Erasmus bilateral agreement with ESAI for your area of teaching.